Portal do Governo Brasileiro


Marti Jurmain acompanha os projetos na área de turismo. (Patrícia Barcelos)
Marti Jurmain, do Niagara College, e Georgia Quartaro, do Georger Brown College, estarão em Manaus, de 3 a 7 agosto, para realizar o acompanhamento dos projetos  na área de turismo. A missão técnica faz parte da cooperação entre Brasil e Canadá para a implantação do programa.

Nancy dos Anjos, gestora do Transformação Cidadania e Renda, em Manaus, avalia que o intercâmbio de informações é importante para garantir a sustentabilidade do projeto. “A experiência dos canadenses na área de acesso e permanência é muito importante, e o objetivo é implantarmos a sistemática em nossos institutos. Além disso,  essas missões fortalecem a parceria e traz novos métodos educacionais”, avalia Nancy.

Durante o encontro, será apresentado o andamento dos projetos de Manaus, Fortaleza e Salvador e elaborado o planejamento de ações até 2015. Como essas cidades tem forte vocação turística, estão sendo ofertadas capacitações profissionais para as alunas atuarem como camareiras em hotéis.

Para a aluna de Manaus, Alzirlene Xavier Brito Dias, que está fazendo estágio em hotel, participar do projeto foi importante porque, ao final do curso, receberá um certificado de qualificação profissional. “Com o projeto, passei a ter uma profissão. Antes, quando me perguntavam o que eu fazia, eu dizia que era doméstica. Agora posso dizer que sou camareira”, orgulha-se Alzirlene.

Em Manaus, o Mulheres Mil é executado pelo Instituto Federal do Amazonas e conta com as parcerias da Secretaria Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Governo do Estado do Amazonas por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

Vanessa Sena – Assessoria de imprensa do IFAM

Saiba mais


© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal