Portal do Governo Brasileiro

Relatos, painéis, apresentação do documentário do Mulheres Mil e de curta-metragem e desfile de moda são atividades que o Mulheres Mil apresentará no Fórum Mundial, que acontece de 23 a 27 de novembro, em Brasília. A participação contará com a presença de alunas, gestores e representantes do Canadá. O programa também terá estande na Feira de Gastronomia.

Os painéis e relato, promovidos pela Associação Comunitária dos Colleges Canadenses (ACCC) e pelos Institutos Federais de Roraima e do Rio Grande do Norte, apresentarão as metodologias aplicadas nos projetos. Os gestores também apresentarão pôsteres, e os alunos estarão participando com curta-metragem. No estande na Feria de Gastronomia, os participantes poderão adquirir peças produzidas pelas alunas.

Confira programação

Dia 23 de novembro

Atividade cultural

Mostra Setec (Curta-metragem)
Filme: Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica: uma conquista de todos os brasileiros
Filme –
Documentário Mulheres Mil
Resumo:
Com direção do cineasta Helvécio Ratton, o documentário mostra, através dos depoimentos das beneficiadas, a importância do programa para transformar a realidade de mulheres que vivem em condições de vulnerabilidade social.
Instituição:
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação
Duração da mostra:
30 min
Local:
Cine Fórum Club - Auditório Buriti - Ala Oeste - Superior
Horário:
12h

Dia 24 de novembro

Atividade autogestionada

Mulheres Mil - Educação, cidadania e desenvolvimento sustentável (Painel)
Resumo: O Mulheres Mil está criando oportunidades pioneiras de aprendizado no Norte e Nordeste do Brasil. Um painel de especialistas brasileiros e canadenses apresentará observações francas sobre o Mulheres Mil e as oportunidades sendo criadas.
Instituição: Association of Canadian Community Colleges (ACCC)
Local: Sala 6 - Ala Norte –  Superior
Horário: 17h

Atividades culturais

Mulheres MilBahia (Curta-metragem) Resumo: É um projeto de inclusão social e econômica de mulheres do Norte e Nordeste do Brasil, permitindo-lhes qualificar o seu potencial de mão de obra gerando renda e qualidade de vida.
Instituição: Instituto Federal da Bahia
Local: Cine Fórum Club - Auditório Buriti - Ala Oeste - Superior
Horário: 18h 30min

Vestindo a cidadania (Desfile de Moda) Resumo: Produzido pelas alunas do Projeto Mulheres Mil dos Estados do Piauí e Tocantins e pelas alunas do curso técnico de vestuário do IFPI.
Instituição: Instituto Federal do Piauí                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        Acessórios: Artes da pesca do Instituto Federal do Pará e biojoais do Instituto Federal de Rondônia. São projetos que transformam artesanalmente escamas de peixes e sobras de madeiras em arte como colares, brincos e outros adereços.                                                                                                                                                                                                                        Local: Palco Sala Master - Ala Norte
Horário: 19h

Dia 25 de novembro

Atividade Cultural

Abertura da Conferencia II: Mulheres mil - milhares de sonhos (Esquete Teatral)
Local: Auditório Master - Ala Norte – Térreo
Horário: 9h

Dia 26 de novembro

Atividades autogestionadas

Desmistificando o Aprendizado Prévio de Avaliação e Reconhecimento (ARAP), Programas Acess e Competência do Treinamento Fundamentado (Oficina)
Resumo: Um panorama do PLAR, ACCESS & CBT será apresentado por um especialista canadense. O PLAR, ACCESS & CBT são três ferramentas usadas com sucesso no Canadá.  As ferramentas estão sendo adotadas no Brasil e estão criando novas oportunidades educacionais para a ampla gama de aprendizes.
Instituição: Association of Canadian Community Colleges
Local: Sala 3 - Ala Norte – Superior
Horário: 18h

Extensão, cidadania e formação de jovens e adultos: Projeto Pescando a Cidadania e Mulheres Mil (relato)
Resumo: Exposição acerca dos projetos Pescando a Cidadania e Mulheres Mil, desenvolvidos na região salineira e pesqueira e do Mato Grande do Estado do Rio Grande do Norte.
Instituição: Instituto Federal do Rio Grande do Norte
Local: Sala 16 - Ala Sul - Superior
Horário: 16 h

Construindo uma educação profissional e tecnológica inclusiva em RO (Painel)
Resumo: Ações inclusivas implementadas pelo IFRO em cumprimento à missão institucional e às diretrizes dos Institutos Federais. Integrando o Programa Mulheres Mil, Brasil-Canadá, o IFRO adota uma visão estratégica de atendimento aos desafios regionais por um desenvolvimento sustentável.
Instituição: Instituto Federal de Rondônia
Local: Sala 18
Horário: 18h


Atividade Cultural

Sergipanas Mil (Curta-metragem)
Resumo: Tem com objetivo mostrar as atividades desenvolvidas pelo projeto no estado do Sergipe.
Instituição: Instituto Federal de Sergipe
Duração: 30”
Local: Cine Fórum Club - Auditório Buriti - Ala Oeste – Superior
Horário: 12h30

Atividades permanentes

Mostra de Artes Visuais

Mostra Mulheres de Fortaleza                                                                                                                                                                                                                                                             Resumo:
Mostra as atividades desenvolvidas no Projeto Mulheres Mil no qual cerca de 70 mulheres recebem uma formação
Instituição: Instituto Federal do Ceará
Local: Espaço Igrejinha


Pôsteres

Projeto mulheres mil - subprojeto mulheres de fortaleza
Autor: Sarah Virginia Carvalho Ribeiro

Projeto Mulheres Mil: resgatando a autoestima através do conhecimento
Autor: Nancy dos Anjos Oliveira

Sonhos de Mulheres
Autor: Raimundo Nonato Oliveira Furtado


© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal