Portal do Governo Brasileiro

Manaus, 27/4/2012 — O programa Mulheres Mil do Ministério da Educação chegou ao campus de Coari do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas. Na unidade, 47 mulheres participam do curso de estética (manicure, pedicure e depilação) em uma região carente de profissionais da área. O Mulheres Mil está presente em cinco campi do instituto.

Em Coari, o programa recebe o nome de Belezas Naturais do Médio Solimões. “Abundância de belezas naturais são imensuráveis no sentido dos rios, florestas e dos povos que habitam a região”, diz Débora Rodrigues que coordena o Mulheres Mil em Coari, ao lado da professora Aline Freitas.

Professora de informática em Manaus, Débora constata que há realidades distintas. “Alunas da capital vão às aula de ônibus; em Coari, de mototáxi ou a pé. Não há transporte coletivo”, salienta. “Em dia de chuva, é um sacrifício chegar ao campus. Nossas mulheres trazem histórias de vida sofridas.”

O campus fica em zona rural, de difícil acesso. O percurso tem muitos buracos e poeira e carece de sinalização. É frequente a presença de animais como cobras e jacarés. Apesar das dificuldades, Débora revela que as alunas estão empolgadas com o programa. “Estar à frente do programa demanda tempo, e a responsabilidade é grande”, afirma. “Mas o objetivo é contribuir para a melhoria de vida das mulheres.”

Assessoria de imprensa do Instituto Federal do Amazonas

Palavras-chave: educação profissional, Mulheres Mil

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal