Portal do Governo Brasileiro

Entrevistas - Do Lixo à Cidadania

Maria Madalena dos Santos

Maria Madalena dos Santos, de Sergipe, morou 15 anos na rua. Hoje, ela é aluna do Mulheres Mil e está reestruturando a vida. A meta é continuar estudando.

Confira a entrevista.

Minéia Costa Teles , aluna de Sergipe,  nunca imaginou estudar no instituto federal.   “Nem imaginava, nem passava pela minha cabeça”, diz  Minéia,  declarando que fica emocionada ao participar das aulas.



Vaneide Santos nunca pensou em ser aluna de um Instituto Federal.  Tesoureira da Cooperativa de Catadores autônomos de Aracaju (Care), ela lutou para a organização da cooperativa, que hoje emprega diversos moradores do bairro Santa Marta.

A participação das ex-catadoras no Mulheres Mil, segundo Vaneide, foi mais um sonho realizado. Sobre o programa, ela discorda do nome, acha que deve ser Mulheres Dez Mil.


Willian Siqueira – Assessoria de Imprensa do IFS
Relação interpessoal, convivência em grupo e resgate da auto-estima são os temas que Célia Limeira, psicóloga do Instituto Federal de Sergipe, está abordando com as 40 participantes do projeto Do Lixo à Cidadania, em Aracaju. O trabalho integra o módulo da disciplina Psicologia das Relações Humanas Aplicada ao Trabalho e tem como meta contribuir para o resgate da autoconfiança e ajudá-las a descobrirem seus potenciais.


Willian Siqueira – Assessoria de Imprensa do IFS

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal