Portal do Governo Brasileiro
Clifford Ericson (Divulgação)
Clifford Ericson, professor do curso de Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Pernambuco, aceitou o desafio de ministrar matemática para as alunas do Mulheres Mil. A proposta pedagógica foi simples: alunas e professor colocaram a mão na massa. Aplicaram cálculo de percentual, operação com fração e regra de três na farinha de trigo, nos ovos e nos recheios dos salgados que elas vão produzir na cooperativa. Assim, calcularam custo, preço e lucro e trouxeram a matemática para o cotidiano.

Portal Mulheres Mil - A matemática é considerada, por muitos estudantes, uma das disciplinas mais difíceis. Como é possível facilitar o aprendizado para as alunas do Mulheres mil?
Clifford Ericson - Não sou professor de matemática e nunca tinha ensinado para um público tão especial como aquele. Confesso que na primeira aula eu estava nervoso. Tinha lido bastante sobre o assunto e pesquisado em vários livros sobre metodologia do ensino e práticas pedagógicas que poderiam ser adotadas com grupos de alunas como as do projeto.
Quando começamos a trabalhar verifiquei que o caminho era outro. Eu precisava me convencer e convencer também as alunas que éramos capazes de vencer aquele desafio. Acertamos que tínhamos um objetivo comum, eu teria que conseguir ensinar os conteúdos programados e elas teriam que terminar o curso realmente adquirindo aqueles conhecimentos.  E o mais importante: não tínhamos o direito de desistir. O segredo para o nosso sucesso estava em confiarmos realmente uns nos outros e isso foi uma coisa que aconteceu desde o primeiro dia e foi aumentando aula após aula. Não demorou muito para adquirirmos confiança de que o nosso objetivo seria alcançado.   

Portal Mulheres Mil - Qual a importância da matemática para essas mulheres?
Clifford Ericson - Estamos preparando essas mulheres para enfrentar o mercado de trabalho como empreendedoras. Além de precisar saber trabalhar com números, é preciso aprender a exercitar o que chamamos de raciocínio lógico. A matemática, como ciência exata, tem um papel importante, juntamente com as demais disciplinas que fazem parte do programa de capacitação previsto no Culinária Solidária.

Matemática para calcular custo e valor dos produtos (Gil Aciolly)Portal Mulheres Mil - Que dificuldades você encontrou para ministrar a disciplina?
Clifford Ericson - O passado das mulheres. Foram muitos anos de sofrimento, tristezas e decepções que elas tiveram na vida e a maioria ainda enfrenta grandes dificuldades. Para pessoas com essa trajetória, sonhar com um futuro melhor é uma coisa quase impossível, mas que está começando a acontecer.

Portal Mulheres Mil - Quais os resultados?
Clifford Ericson - As alunas aprenderam a trabalhar com as quatro operações, fazer cálculo de percentual, operar com fração, fazer regra de três e a utilizar máquina de calcular. O segredo da aprendizagem é que desde o início as mulheres entenderam que aprender esses conteúdos seria importante para, no final do curso, poder calcular o custo de um produto e o lucro da sua venda.
Nosso objetivo foi alcançado. Conseguimos calcular o custo de cada um dos ingredientes utilizados na preparação de bolinhos de bacalhau a partir de uma receita que uma das alunas trouxe para a aula. Nosso bolinho custa R$ 0,32 e vai ser o mais gostoso e o mais vendido no Recife. Temos mais esse desafio e não temos o direito de desistir.

Stela Rosa – Jornalista do Mulheres Mil
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal