Portal do Governo Brasileiro
Simone sonha com trabalho e uma vida melhor (Gil Aciolly)
A educação foi o caminho encontrado por Simone Santos da Silva, 25 anos, aluna do projeto Culinária Solidária, Mulheres Mil de Pernambuco, para tentar mudar a realidade econômica de sua vida. A jovem quer garantir o futuro do filho, que tem dois anos de idade.

A gravidez na juventude pegou Simone de surpresa, aos 23 anos de idade. A jovem, juntamente com o filho, mora na casa dos pais, que são responsáveis pelo sustento de toda a família. “O pai do meu filho não oferece qualquer tipo de ajuda. Preciso conseguir um emprego para puder ajudar em casa”, diz.

A busca por um emprego é um sonho antigo. Simone concluiu o Ensino Médio no ano 2000, mas descobriu que o diploma do antigo Segundo Grau por si só não abriria as portas do mercado de trabalho. “Já entreguei currículo em muitos lugares. Procurei muitos empregos, mas todos exigem experiência”, relata. Ela ocasionalmente faz faxina para conseguir algum dinheiro.

Com o Mulheres Mil, a esperança de um emprego foi reacesa. “Sei que um dia minha carteira de trabalho vai ser assinada. Vou começar como auxiliar de cozinha e depois cozinheira”, sonha a jovem.

Gil Aciolly – IF PE
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal