Portal do Governo Brasileiro

Sandra

A responsabilidade chegou cedo para Sandra da Conceição Xavier da Silva, 39 anos, aluna do projeto pernambucano Culinária Solidária. Ainda criança, ela teve que encarar o mundo do trabalho. Começou como babá e aos 13 anos trocou as fraldas dos bebês que cuidava por uma foice. Era com essa ferramenta que ela cortava cana-de-açúcar nas plantações de Carpina, interior de Pernambuco.

“Acordava às 4h da madrugada e trabalhava até as 5h da tarde” relembra Sandra de sua dura jornada que marcou para sempre sua vida. O primeiro dia de aula só foi ocorrer em sua juventude, quanto tinha 17 anos de idade. “Nunca tive oportunidade de estudar”, desabafa.

Em 2009, Sandra realizou um grande sonho. A dona de casa que tem dois filhos conseguiu concluir o ensino médio através do Travessia, um programa do Governo de Pernambuco e da Fundação Roberto Marinho que combate a defasagem escolar.

Sandra agora sonha em concluir o curso Culinária Solidária para ajudar sua família. “Meu marido é autônomo. Às vezes tem trabalho, às vezes, não. Espero conseguir um emprego para ajudá-lo. Penso na nossa velhice”, explica. A renda familiar atualmente é reforçada pelo Bolsa Família. Seu marido está solicitando aposentadoria. Por motivo de saúde, ele já não está agüentando trabalhar.

Gil Aciolly – Assessoria de imprensa do IFPE

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal