Portal do Governo Brasileiro

O bairro Santa Maria, também conhecido como Terra Dura, está localizado numa área periférica de Aracaju e se destaca pelos elevados índices de violência urbana, falta de infra-estrutura e de saneamento ambiental e pela estigmatização social. Além disso, há uma acentuada concentração de população de baixa renda no bairro.

Muitas das participantes do projeto trabalham com o lixo desde criança, em condições insalubres. Em 2006, por intervenção do Ministério Público Estadual, a área foi fechada, e atualmente as mulheres estão organizadas em uma cooperativa. Porém, ainda enfrentam dificuldades para garantir o sustento das suas famílias, já que o material coletado nem sempre é suficiente para garantir uma renda satisfatória.

Apesar das condições inapropriadas em que trabalham, as mulheres afirmam que as atividades que realizam são de grande importância para a sociedade, uma vez que servem de exemplo de dignidade e vitória frente à falta de oportunidades pessoais, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal