Portal do Governo Brasileiro

Alunas atuam como modelos e fotógrafas

No Dia Internacional da Mulher, as alunas do Mulheres Mil de Fortaleza participaram de uma atividade lúdica e divertida. Em uma das salas do campus do Instituto Federal do Ceará (IFCE), foi montado, com a ajuda do setor de multimeios, um pequeno estúdio fotográfico.  O objetivo da oficina, intitulada Eu me vejo na tua imagem, era fazer com que as integrantes elevassem autoestima e, ao mesmo tempo, se vissem representadas na figura da outra colega, já que todas faziam papel de fotógrafa e modelo.

Ministrada por Aurineide de Menezes, enfermeira da instituição com formação em psicodrama, a atividade colocou à disposição das integrantes colares, enfeites para o cabelo, chapéus, lenços e maquiagem.  “A partir da imagem da outra, todas puderam se ver. Afinal, muitas têm histórias de vida parecidas”, conta Aurineide.

A grande surpresa observada pelas alunas durante a ação foi a descontração. “O grande segredo para que ficássemos calmas e nos divertíssemos foi o fato de sermos fotografadas por colegas, mulheres que, por serem iguais a mim, sabiam melhor do que qualquer profissional o que eu iria gostar”, conta a aluna Maria das Dores. Para Maria Conceição, 42, a integração foi o ponto alto da festa. “Com esse tipo de exercício, nossa autoestima fica bem elevada e a socialização entre nós aumenta”.

Veja mais fotos do ensaio.

Mirtila Facó – Assessoria de imprensa do IFCE

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal