Portal do Governo Brasileiro

Servidores do IFMA provam pratos feitos pelas alunas (Divulgação IFMA)

As alunas da segunda turma do Alimento da Inclusão participaram na última quarta-feira, 29, do encerramento da oficina de técnicas de congelamento. A ação é resultado de mais uma parceria do Mulheres Mil no Maranhão com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).  

Para ministrar a oficina, as alunas contaram novamente com a participação da culinarista Marly Carvalho, que durante uma semana ensinou a preparar pratos como suflês, bife à milanesa, salgados, bolos e tortas. “Nada melhor do que a disponibilidade para aprender”, ressaltou Marly, dirigindo-se às alunas. Segundo ela, mesmo realizadas no período de uma semana, com certeza, as atividades servirão de base para que as alunas tenham outros empreendimentos. 

Na opinião da aluna Daniela Mota, 27, as aulas foram boas porque ofereceram a oportunidade de aprender coisas que não conhecia, principalmente inovações na confecção de bolos de macaxeira, frango empanado e fubá de milho. “Foi a primeira vez que pude aperfeiçoar meus conhecimentos nesta área. Gosto tanto do curso que gostaria de prosseguir com as outras turmas que virão. Agora pretendo trabalhar com alimentos”, concluiu.

Ampliação do projeto

Após o congelamento, os pratos foram devidamente preparados para serem degustados pelos servidores do Instituto, entre eles, o reitor José Costa, o diretor do Campus Monte Castelo, Antônio Paixão, e a pró-reitora de Ensino, Marise Piedade.

Na ocasião, a gestora do projeto, Tereza Fabbro, agradeceu o apoio da administração do Instituto Federal do Maranhão que, em sua opinião, não mede esforços para que o Mulheres Mil prossiga. “Vocês desenvolvem um trabalho que não é só quantitativo, mas também qualitativo. Temos interesse que o projeto cresça e favoreça a inclusão, esperando que daqui vocês possam tirar os dividendos”, enfatizou Marise, referindo ao trabalho desenvolvido por Teresa Fabbro.

Valdália Andrade – Assessoria de imprensa do IFMA

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal