Portal do Governo Brasileiro

Parceiros garantem empregabilidade

A segunda turma do Alimento da Inclusão recebeu, na última terça-feira, 18, a visita de um futuro parceiro do projeto. O empresário Robson Lobo, proprietário do restaurante Tavolla Grill, localizado em um dos principais shoppings de São Luis. Na ocasião, ele conversou com as alunas sobre o perfil do profissional que o mercado necessita. 

Para isso, abordou temas como entrevistas, honestidade, critérios para contratação, salário e carga-horária, assuntos voltados especialmente para a área de alimentos que, segundo ele, está em expansão. “Trabalhar em restaurante é uma escolha para servir as pessoas enquanto elas se divertem. Não esperem ser mandadas, tomem atitude e evitem desperdícios”, aconselhou, lembrando que é preciso fazer do local de trabalho a extensão de nossas casas.

“Quero ter vocês futuramente em nosso restaurante, desenvolvendo atividades para que possamos dizer: essa pessoa sabe trabalhar”, enfatizou, sem deixar de ressaltar que o Mulheres Mil dará uma boa direção a todas as alunas. “Vocês serão recomendadas pelos coordenadores do curso como pessoas eficientes, portanto, busquem melhorar o conhecimento. Quero contribuir para que, daqui para frente, alguém venha a trabalhar comigo”, completou, abrindo espaço para as alunas esclarecerem suas dúvidas.

Giesele Kátia dos Santos, casada e mãe de um casal, agradeceu a presença do empresário e disse que ele repassou um novo aprendizado, mostrando principalmente que elas são capazes e que estava ali para oferecer novas oportunidades. A aluna trabalha vendendo verduras em um sacolão, na Vila Palmeira, onde mora, e revela que o ambiente de trabalho exige paciência, pois muitos clientes não entendem que no inverno as verduras ficam mais frágeis e reclamam do preço que se eleva.

Valdália Andrade – Assessoria de Comunicação – IFMA

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal