Portal do Governo Brasileiro

Visita a museus revelam aspectos culturais

Com o objetivo de acessar as discussões sobre a cultura popular e erudita, as alunas da turma do campus Centro Histórico visitaram museus. A atividade faz parte da disciplina Cultura Maranhense, que tem como objetivo agregar aspectos da cultura local na fabricação das biojoias. 

Acompanhadas das professoras Jaqueline Mendes e Cleudecy Costa, elas visitaram a Casa de Nhozinho e o Museu de Artes Visuais. No Museu, foram apreciados os estilos variados dos azulejos portugueses, ingleses, franceses e alemães dos séculos XVIII a XX. Além de quadros de pintura em óleo, pastel, espátula; desenhos; gravuras; esculturas.

Nestes espaços, as alunas visualizaram uma mostra das técnicas de produção material do artesão maranhense, Antônio Bruno Nogueira, no seu dia-a-dia, que vão de miniaturas e tipos populares até artefatos de grande porte.

O passeio proporcionou também o resgate de antigas práticas culturais, já esquecidas nas grandes cidades, além da visualização dos acervos azulejados, que embelezam as fachadas ludovicenses.

Valdália Andrade - Assessoria de Imprensa - IFMA

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal