Portal do Governo Brasileiro

Alunas do IFPI desfilam com as peças das estudantes do Mulheres Mil

Superação e descobertas marcaram a participação das alunas do Vestindo a Cidadania, Mulheres Mil do Piauí, no Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica, que aconteceu de 23 a 27 de novembro em Brasília. Inspiradas nas cerâmicas produzidas do Piauí, as alunas mostram peças com apliques retos e pedras “É muita emoção ver o que nós produzimos sendo exibido em um evento internacional. É ver a valorização do nosso trabalho”, declara Cleide de Jesus.

Ivonete Melo relata que não acreditou quando viu as peças que ajudou a fazer sendo mostradas e aplaudidas. “A felicidade é imensa, nunca tinha saído do Piauí para mostrar um trabalho meu. Sinto-me a mulher mais feliz do mundo”, ressalta.

Com previsão de concluir a capacitação até o final deste ano, a próxima meta é montar uma cooperativa de produção e se lançar no mundo da moda. “Este projeto é maravilhoso, nos ajuda a ver nossos talentos. Agora a luta é pela cooperativa”, destaca Ivonete.

Qualidade Internacional

Produção desperta atenção dos participantes


Segundo Paul Brennan, vice-presidente da Associação Comunitária dos Colleges Canadenses (ACCC), instituição parceira na implantação do programa, a qualidade da produção das piauienses é de nível internacional. “São similares às peças produzidas por nossos alunos no Canadá. Achei fantástico”, ressaltou.

Milton Cardoso, coordenador do projeto no Estado, avalia que a participação das mulheres no Fórum possibilitou mostrar, para o público e para as próprias alunas, o potencial de cada uma. “O desfile deu um gás e foi importante para que os representantes do Canadá vissem o que está sendo realizado no projeto”, concluiu.

A produção também foi exposta no estande do Instituto Federal do Piauí e chamou a atenção dos participantes

Elizabete Sales – Assessoria de imprensa do IFPI

 

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal