Portal do Governo Brasileiro

O Instituo Federal do Piauí está celebrando parcerias com sindicatos e empresários do setor de vestuário para garantir a inserção das alunas da primeira turma do Mulheres Mil no mercado de trabalho. A capacitação será concluída até o final deste mês.

Para a pró-reitora de extensão do Instituto, Ana Cláudia Xavier, as conquistas vão além do emprego. “Moradoras do Vila Verde Lar, essas alunas enfrentam inúmeras dificuldades financeiras e sociais. Com o curso, elas se sentem integradas à sociedade, seja através de um emprego ou do conhecimento dos seus direitos de cidadania”, avalia Ana Cláudia.

Segunda turma

O edital para a seleção da segunda turma do projeto já está sendo finalizado. Serão duas turmas de 21 mulheres, e a seleção será semelhante a que foi realizada para a primeira. A associação dos moradores e alguns meios de comunicação locais ajudarão na divulgação do edital.

A região agraciada pelo Mulheres Mil continua sendo a Vila Verde Lar e a Cidade Leste, zona leste de Teresina, e a capacitação continua na área de corte e costura. “Possuir uma renda e uma profissionalização é um ganho muito importante para essas mulheres. No entanto, mais importante do que isso é o resgate da cidadania que o projeto proporciona”, finaliza Ana Claudia.

Elisabete Sales – Assessoria de imprensa do IFPI.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal