Portal do Governo Brasileiro

Cuidar de idosos. Esta é a nova atividade de 26 alunas da segundo turma do Mulheres Mi, em Salvador. A entrega dos certificados será em janeiro, em uma cerimônia com a presença da reitora do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Aurina Santana.

Regina Lovatti, coordenadora do projeto no estado, ressalta as mudanças que uma qualificação profissional traz para a vida das mulheres. “A primeira coisa que notamos é a mudança de comportamento. Elas acordam para a necessidade de adquirir mais conhecimento, de se formar”, relata Lovatti. A coordenadora também ressalta a importância da ação ser desenvolvida pelo IFBA. “Estar na instituição colabora para melhorar a autoestima, porque muitas sequer pensavam em entrar no IFBA, e, hoje, estão fazendo um curso aqui. Elas se animam para voltar a estudar”, conclui.

As estudantes Marinalva da Silva e Claudia Pereira pontuam os benefícios da capacitação para suas vidas. “O curso me ensinou coisas que antes eu não sabia. Mas, tão importante quanto aprender uma nova profissão, foi a melhora de perspectivas e na  autoestima”, relatou Marinalva.

Já Claudia Pereira dos Santos abordou a perspectiva de trabalho. “Como tenho dois filhos, fiz o curso buscando melhorar minhas oportunidades de trabalho”, argumenta.

Janaína Wanderley – Assessoria de imprensa do IFBA

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal