Portal do Governo Brasileiro

O curso de camareira do projeto Mulheres Mil, em Salvador, ofereceu às mulheres mudanças comportamentais efetivas que se ampliaram da sala de aula para a vida, profissional e familiar. “É importante a gente ter esse espelho das pessoas transformadas”, com essa frase a coordenadora regional da Brahma Kumaris, Ida Meireles, resume os resultados da parceria. 

A Brahma Kumaris é uma organização não-governamental (ONG) presente em 110 países que procura fortalecer a educação espiritual e práticas reflexivas. Em parceria com essa ONG, o projeto Mulheres Mil ofereceu os cursos Aprendendo a pensar positivamente, As Quatro Faces da Mulher – Como equilibrar vida pessoal, familiar e profissional e Conquistando a Autestima – Como construir e sustentar a autoestima e a dignidade.

Ida Meireles destaca o objetivo da ONG em oferecer esses cursos para mulheres de baixa renda. “A meta é agregar as pessoas que se sentem à margem, que sentem pesos internos de desânimo. Damos esperança àqueles que não têm”, enfatiza.

O curso de camareira ofereceu, além do enfoque profissionalizante, a abordagem espiritual e reflexiva que surpreendeu e, ao mesmo tempo, permitiu que as alunas pudessem ter uma percepção mais abrangente do aprendizado. Para Maria Raquel Chaves, 45, “foi um curso de camareira, mas teve várias coisas que mexeu com a gente, ensinou a lidar com a nossa mente e levantou a autoestima”, lembra.

Feliz com a participação do Brahma Kumaris no Projeto Mulheres Mil, Ida Meireles ressalta que “o trabalho da Brahma é plantar sementinhas. Sinto que o nosso trabalho cresce quando alguém é tocado”, conclui Ida Meireles.

Dayane Pereira – Assessoria de imprensa do IFBA

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal