Portal do Governo Brasileiro

Alunas desvendam o mundo digital (Divulgação IFPB)

Conquista e descobertas são palavras que definem o sentimento das marisqueiras e artesãs, alunas do Mulheres Mil, que participaram do módulo de informática básica.  Incluídas nas estatísticas da exclusão, uma das razões que impossibilitava a inclusão digital era a falta de acesso ao computador, realidade vivida por 30% dos entrevistados na pesquisa do IBGE.

O estudo revelou que 104,7 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de idade não acessaram a internet no Brasil nos três meses anteriores da entrevista, realizada em 2008. Esse volume equivale a 65,2% do total de brasileiros com 10 anos ou mais de idade.

Além de aprender ferramentas básicas, como usar o Word e acessar a internet, as alunas descobriram as utilidades e a importância da informática para a vida diária. “O que aprendemos aqui será de grande valor para nós, seja nas futuras aulas ou nas nossas relações com o mundo lá fora”, destaca a aluna Nadja Sandra.

Já Simone Rego, que não sabia ligar um computador, passou a dominar as ferramentas básicas e se sente mais próxima dos filhos “Antes eu ficava por fora da conversa sobre informática com meus filhos. Agora tenho uma visão melhorada”, afirma Simone. 

“Percebi que com o domínio da informática fica mais fácil vencer na vida e este é o meu grande desafio”, avalia Alessandra Gomes de Oliveira.

Alexsandro Dantas de Medeiros, servidor do Instituto Federal da Paraíba e instrutor do curso, ressalta que a experiência, além de proporcionar a inclusão digital, possibilitou o crescimento pessoal e ajudou a promover a interação familiar.

Integrada ao plano de formação profissional, o segundo módulo do curso de informática será ministrado em julho. “Percebemos que ter oportunidade de estudar informática provocou uma sensação de vitória nas mulheres e que todos os envolvidos, gestores, instrutores, voluntários e alunas, sentiram-se recompensados”, ressalta Mônica Montenegro, gestora do projeto no Estado.

Filipe Donner – Assessoria de imprensa do IFPB

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal