Portal do Governo Brasileiro

Os estudantes do curso de Administração do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) quebraram suas rotinas acadêmicas para oferecer novas perspectivas profissionais às alunas do Mulheres Mil. Ana Caroline Salviano, Thaiguara Linhares, Daniel Santos e Milton Araújo se uniram, voluntariamente, para ministrar oficinas na área de empreendedorismo para as marisqueiras e artesãs da cidade de Bayeux.

O filme A Procura da felicidade, de Gabriele Muccino, foi um dos instrumentos usados para repassar os conteúdos. Segundo Thaiguara Martins, a idéia de exibição do filme foi para mostrar que, mesmo quando estamos diante de uma situação desesperadora, jamais podemos deixar para trás nossos valores.

“Trabalhamos com uma metodologia simples, criando um ambiente propício ao auto-aprendizado, pois ninguém ensina ninguém a ser empreendedor”, explicou Ana Caroline Salviano.

“O filme me tocou profundamente. Ser ou não ser empreendedora é uma questão de atitude pessoal. Só depende da minha luta e vontade de conquistar alguma coisa na vida. Mas nunca podemos perder de vista a importância da vida em sociedade, pois em alguns momentos trabalhamos sozinhas e em outros em equipe”, avaliou a aluna Rita de Cássia.

“A nossa postura em sala de aula foi de um mediador de conteúdo. Não oferecemos respostas para as indagações que foram surgindo. Deixamos que as alunas buscassem suas próprias respostas”, destacou Daniel Santos.

Filipe Souza - Assessoria de Imprensa do IFPB

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal