Portal do Governo Brasileiro

Informações sobre aproveitamento de alimentos desperta interesse das alunas (Virginia Albuquerque)

A unidade móvel do programa Cozinha Brasil, do Sesi, promoveu mais uma atividade prática do curso de cozinha regional para as alunas do Mulheres Mil em Boa Vista. Educação alimentar,  segurança e higiene e técnicas de congelamento foram alguns dos conteúdos abordados.

Luciana Dias Pacobahyba, responsável pela unidade, explicou que a primeira atividade foi a aplicação de um questionário para investigar o nível de conhecimento das alunas sobre os temas. “Em outubro, realizaremos a segunda etapa da pesquisa quando, por amostragem, investigaremos o resultado da capacitação: saberemos se elas estão aplicando as técnicas que ensinamos”, disse Luciana.

Para a reeducanda Simone Pires, a visita da equipe do Sesi traz informações que contribui para melhorar a qualidade de vida. "Esta idéia de reaproveitamento é muito importante. Entendemos que o problema não é a falta de alimento, mas o desperdício. Se todos tivessem essa consciência, muitos não passariam necessidades”, destacou Simone.

A atividade integra o curso de capacitação na área de alimentos, promovida pelo Instituto Federal de Roraima, com apoio de parceiros. Jane Amorim, gestora do projeto no Estado, informa que a meta é iniciar o II módulo do curso de culinária. “A Secretaria de Justiça está reformando a cozinha e logo que a obra estiver concluída os equipamentos serão instalados ”, ressalta. A aquisição dos utensílios é uma iniciativa do Mulheres Mil, com o objetivo de possibilitar a formação permanente das reeducandas.

Virgínia Albuquerque – Assessoria de imprensa do IFRR

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal