Portal do Governo Brasileiro
Primeira turma recebe o certificado (Crédito: Nancy dos Anjos)
Depois de vencer vários obstáculos, as alunas do Transformação, Cidadania e Renda receberam os certificados e já estão prontas para atuar como camareiras. A cerimônia aconteceu no último dia 12 de março e contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), João Martins Dias.

A aluna Nilce Márcia de Melo Craveiro, 32 anos, dois filhos, avalia que a participação no curso abriu perspectivas, pois, além da chance de se qualificar, foi o estimulo para estabelecer metas para o futuro. “O curso me fez querer voltar a estudar. Pretendo prestar vestibular para direito e melhorar a situação de minha família”, planeja. Separada, elas sustenta os filhos sozinha, trabalhando em casa de família.

Durante a cerimônia, Cláudia Araújo de Menezes Gonçalves Martins, diretora da área de Turismo e Eventos da Universidade Estadual do Amazonas, proferiu uma palestra, salientando o papel da camareira dentro de um hotel. “Essa profissional é responsável em transformar o quarto frio de um hotel em um lugar aconchegante e prazeroso. A responsabilidade não está apenas em arrumar o quarto, mas, de uma maneira sutil, a camareira participa da intimidade do hóspede, portanto a confiança tem que ser cultivada”, frisou Cláudia Araújo.
Também estiveram presentes representantes de entidades parcerias do projeto,  professores, alunas  e familiares. O Dia Internacional da Mulher também foi comemorado durante o evento.

Segunda turma começa em abril

No dia 6 de abril, o IFAM começa as aulas da segunda turma. O processo de seleção já está em andamento. A gestora do projeto no Estado, Nancy dos Anjos, explica que são estabelecidos alguns critérios para o processo de seleção. “Primeiro há uma inscrição preliminar. Depois as fichas são analisas e daremos prioridade as que estão desempregadas, as que são arrimo de família e tiverem vontade de fazer a qualificação em camareira”, pontua. Em Manaus, 120 mulheres serão beneficiadas até 2010.

Nancy dos Anjos – Assessoria de imprensa do  IFAM
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal