Portal do Governo Brasileiro
Alunas visitam pontos turísticos (Divulgação IFAM).
Para aprimorar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula, 25 alunas do Transformação, Cidadania e Renda, realizaram uma visita ao Palacete Provincial, antigo comando da Policia Militar. O local integra o conjunto arquitetônico da praça  Heliodoro Balbi, localizado no centro de Manaus.

De acordo com a professora Nancy dos Anjos, gestora do projeto, o grupo normalmente realiza visitas técnicas. “Visitamos principalmente hotéis, pois o curso é de camareira, para as participantes irem aprendendo um pouco mais sobre este serviço”, explica.  A  gestora  pontua que também aproveita oportunidades como essa para resgatar a questão cultural da cidade e a preservação do meio em que vivem.

Para Ivone Rodrigues, participante da segunda turma, conhecer o Palacete Provincial foi interessante para prender um pouco mais sobre a história da cidade. “As pessoas deveriam ir a este lugar. É uma forma de valorizar a historia que possuímos e que poucos conhecem”, relata.

Ivone diz que também já aprendeu algumas palavras em inglês nas aulas ministradas pela professora Ana Célia, e as alunas puderam praticar o idioma durante a visita de membros do Niagara College, instituição parceira. “O interessante do curso é que podemos trocar informações sobre cultura com diferentes países, porque sempre vêm estrangeiros para Manaus”, comenta Ivone.

Ivone destaca que já pensa na forma que irá multiplicar os conhecimentos adquiridos durante os cinco meses de capacitação.  “Tudo que aprendi aqui irei passar para as pessoas que moram no conjunto Parque Residencial Manaus, local onde também vivo com minha família”, diz. Entre as lições que irá repassar está a questão da preservação do meio ambiente, não somente sobre o lixo, mas sobre a conservação do solo e do ar.

Palacete Provincial

Conhecido por mais de um século como quartel da Polícia Militar, o Palacete Provincial, construído em 1861, para ser a residência do capitão da Guarda Nacional, Custódio Pires Garcia, retoma sua denominação original, depois de restaurado, resgatando a história do Amazonas e grandes obras de valor cultural imensurável. Com isso, a população tem a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história de Manaus.

Com a revitalização, o Palacete passa a abrigar o Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça de Souza, a Pinacoteca do Estado, o Museu da Imagem e do Som do Amazonas e o Ateliê de Restauro de Obra de Arte e Papel, além do Museu de Numismática Bernardo Ramos.

Vanessa Senna – Assessoria de imprensa do IFAM
© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal