Portal do Governo Brasileiro

Com certificado na mão, a expectativa é ingressar no mercado de trabalho (Divulgação - IFAM)

A segunda turma do Transformação, Cidadania e Renda  recebeu certificado do curso de qualificação em camareira.  No total, 19 alunas estão preparadas para atuar nos hotéis de Manaus. A cerimônia aconteceu no Instituto do federal de Amazonas (IFAM).

Para a aluna Marlene Souza, participar do Mulheres Mil serviu também para conhecer um pouco mais de si mesma e melhorar a autoestima. Para o futuro, ela planeja ainda este ano prestar o vestibular para ingressar numa universidade. “Espero que a próxima turma aproveite assim como nós aproveitamos em 2009, porque esse projeto é uma lição de vida que não podemos perder de jeito nenhum”, diz Marlene.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) é um dos parceiros do IFAM na implantação do projeto no Estado. A coordenadora do curso de Turismo do Senac Amazonas, Tânia Mello, acredita que o Mulheres Mil proporciona a inclusão das alunas no mercado hoteleiro da cidade.

“Estamos vivendo uma ótima fase que é Manaus ser subsede da copa de 2014, e a qualificação que o projeto oferece às mulheres de baixa renda é necessária porque o ramo da hotelaria irá solicitar mais pessoas que trabalhem nessa área, e com certeza o Mulheres Mil está qualificado para oferecer mão-de-obra para esse tipo de serviço”, diz Mello.

Para o ano de 2010, o projeto prevê mudanças tanto no acesso quanto na oferta de curso. Segundo a gestora Nancy dos Anjos pretende-se implantar a qualificação em hospedagem, além de firmar novas parcerias com outras instituições.

Vanessa Sena – Assessoria de imprensa IFAM

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal