Portal do Governo Brasileiro

Leila Lima

Há pouco mais de um ano, Leilane Lima, 24, foi demitida de um hotel albergue internacional, localizado no Centro de Manaus. No Mulheres Mil, ela encontrou a oportunidade de estudar para obter uma qualificação profissional, e a expectativa é de voltar ao mercado. Ela é uma das cinco alunas que está fazendo estágio no hotel Caesar, o mais novo empreendimento da cidade.

Mulheres Mil - O que mais chamou sua atenção no projeto?

Leiliane Lima - Cada professor ensinou algo importante. Coisas que nunca vou esquecer porque isso vai ser pra minha vida inteira. Gostei da aula de português com a professora Nancy, porque ela ensinou assuntos que nas escolas do governo não se aprende, e também das aulas de inglês. Uma coisa que entrou na minha mente e que não vai sair tão cedo foi o que todos os professores ensinaram: a realidade. Foi o que eu aprendi neste curso. Ás vezes, pensamos que sabemos tudo, mas, no fundo, sabemos nada. Por isso, a importância de sempre estudar e conhecer novas pessoas.

Mulheres Mil – Sua participação no projeto ajudou a enfrentar o desemprego

Leiliane Lima - Fiquei sabendo do projeto e me inscrevi para participar da seleção. Ainda bem que fui selecionada, porque isso me ajudou e tem me ajudado desde que fiquei sem emprego. Sem contar que a hotelaria é uma área que gosto bastante. E o projeto é uma forma de eu criar expectativas.

Mulheres Mil - Quais são suas expectativas?

Leiliane Lima - Acredito que um dia ainda vou chegar a terminar uma faculdade e quero seguir na área de hotelaria. Quando acabar a qualificação e me chamarem para ficar no hotel, eu fico sem problema.

Mulheres Mil -Caso o estágio termine e não exista vaga para contratar camareiras, o que você irá fazer?

Leiliane Lima - Acredito que quando terminar a prática e não tiver vaga naquele estabelecimento. Não irei desistir. Há outros hotéis que serão inaugurados e que precisarão de pessoas qualificadas para atuar. Acho também que é preciso sempre se atualizar nessa área para ficar atenta as novidades e exigências do mercado.

Vanessa Senna – Assessoria de imprensa do IFAM

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal