Portal do Governo Brasileiro

Izabel sonha com trabalho (Crédito: Nancy dos Anjos)

Confiante, a amazonense Izabel Coutinho da Silva acredita que conseguirá um trabalho quando concluir o curso de camareira. A formação está sendo ofertada pelo Transformação, Cidadania e Renda, um dos projetos do Mulheres Mil. Executado pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Manaus, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), a capacitação beneficiará 120 mulheres.

Para Izabel, a participação no curso está abrindo oportunidades que não teve quando era mais jovem. Obrigada pela mãe, ela casou aos 15 anos e teve que abandonar os estudos e, por isso, não concluiu o ensino fundamental. Vítima de violência doméstica, ela conta que passou por maus momentos até que resolveu abandonar o marido e reconstituir sua vida. Hoje, com 40 anos, mãe de dois filhos e casada novamente, ela pretende investir na sua profissionalização.

Segundo ela, participar do Mulheres Mil foi a chance que encontrou para realizar o seu objetivo. “Estou aprendendo coisas que nunca tinha visto”, relata. Nas aulas de informática, ela teve, pela primeira vez, contato com o computador. “Achei difícil, mas aprendi bastante. Às vezes, me atrapalhava com as teclas, mas aos poucos fui aprendendo”. A experiência foi similar quando começou a estudar inglês. No início, sentia-se constrangida, mas aos poucos foi se soltando. “Agora já sei dizer how are you? (como vai você) e you are welcome (seja bem-vindo) e quero continuar estudando”, planeja.

A maior parte das mulheres que está participando do projeto em Manaus tem acima de 30 anos e está em busca de trabalho. O curso começou em abril e termina em 2009, quando terá início uma segunda turma. No Brasil, o Mulheres Mil beneficiará mil mulheres das regiões Norte e Nordeste.

Stela Rosa - Jornalista Mulheres Mil

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal