Portal do Governo Brasileiro

Sueli ingressa no mundo virtual

Sueli da Paixão, 39, é casada, tem oito filhos e é pescadora na localidade conhecida como Calumbi, no Povoado Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju. Ela estudou até a 3ª série do ensino fundamental e deixou os estudos, ainda jovem, para trabalhar na maré. Até julho deste ano Sueli tinha um sonho: saber usar o computador. O sonho agora está realizado. A pescadora acaba de participar da disciplina de Informática Básica da segunda turma do curso de capacitação do Mulheres Mil em Sergipe, que foi iniciado em 19 de agosto.

“Nunca tinha tido a chance de mexer em um computador” conta Sueli. Mais do que pôr a mão na máquina, a pescadora aprendeu sobre informática. Alcançar tal objetivo não foi tarefa nada fácil. “Fiquei nervosa no começo, mas tudo correu bem”, revela. Para iniciar, aprendeu a usar as ferramentas básicas para conseguir manusear o computador. Depois, vieram algumas outras tarefas e ao concluir a disciplina Sueli já sabia criar email.

“Estou realizada”, afirma. E o primeiro passo para transformar o seu sonho em realidade foi dado em julho deste ano, quando Sueli se inscreveu para ingressar no curso de capacitação do programa. “Agora quero melhorar a leitura e escrita”, acrescenta. A disciplina de Informática Básica foi a primeira da turma Pescando Cidadania e Arte. “Saber informática nos dias atuais é uma necessidade, por isso promovemos a inclusão digital das mulheres”, afirma a coordenadora estadual do projeto, professora Nara Vieira de Souza.

A disciplina teve uma carga horária de 30 horas e foi ministrada pelo professor substituto Mike Silveira Lima da Coordenadoria de Informática, campus Aracaju, do Instituto Federal de Sergipe. As 45 alunas, todas pescadoras, mostraram entusiasmo nas primeiras aulas. Foram momentos de experimentação e de aprendizagem.

Assessoria de imprensa do IFS

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal