Portal do Governo Brasileiro

Encontro aproxima IF da comunidade

Servidores, professores e representantes da direção do Instituto Federal de Sergipe (IFS) realizaram uma visita ao povoado Taiçoca de Fora, em Nossa Senhora do Socorro, Grande Aracaju, localidade onde vivem as alunas. 

O encontro reuniu 12 educadores, 44 mulheres, a coordenadora do projeto em Sergipe, Nara Vieira de Souza, o pró-reitor de Extensão, Marcos Antônio Góes, além do vereador do município, professor Carlos Cunha. “O objetivo da visita foi deixar os professores informados de como as mulheres do local sobrevivem, como é a cultura e a rotina delas”, explica Nara Vieira. O grupo esteve no porto, barracão cultural, barreira e no centro social.

Após o tour, foi servido um almoço feito pelas marisqueiras, que estão sendo capacitadas nas áreas de alimentos e artesanato. As alunas prepararam diversos pratos à base de mariscos. “Essa atividade serviu para mostrar os saberes dessas mulheres em relação à culinária, já que faz parte do curso que estão participando”, explica a coordenadora do projeto. 

Depois do almoço, o centro social serviu de palco para a apresentação de samba de coco, dança brasileira que é uma das principais características culturais da comunidade. Os professores do IFS entraram no clima do ritmo popular.

Marineide Bonfim – Assessoria de Imprensa do IFS

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal