Portal do Governo Brasileiro

Oficina abre perspectiva de geração de renda

Na oficina de design de caixas de papel reciclado, promovida em parceria com Instituto Ecológica, as alunas também foram estimuladas a pensar no empreendedorismo. Ao aprender a fazer caixas reaproveitando papelão, segundo Andréa Lopes, publicitária e criadora da oficina, as alunas podem estar abrindo as portas de uma fatia de mercado.

“É interessante que as mulheres entendam a importância dessa oficina, pois o consumo de produtos sustentáveis é um nicho crescente. Se elas se associarem e criarem uma linha de produção, tem espaço garantido no mercado de brindes corporativos”, pontua Andréa Lopes.


Para contribuir com a idéia, o Instituto Federal de Tocantins (IFTO) irá acompanhar as etapas de confecção, divulgação e venda. A primeira iniciativa foi a exposição das caixas no Centro de Geração de Renda do Jardim Santa Bárbara, bairro em que as estudantes residem.

Para a aluna Maria Mendes Silva, a participação na oficina também foi uma oportunidade de se descobrir. “Chegamos numa idade e pensamos que não podemos aprender mais nada, mas temos que abrir a cabeça e entender que é vivendo e aprendendo. A oficina é uma chance muito boa, podemos até vender”, anima-se.

Maiara Sobral – Assessoria de imprensa do IFTO

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal